60 Anos de Missão Redentorista

A paróquia São José Operário pertencia ao território  de Nossa Senhora do Amparo e foi elevada a categoria de paróquia no dia 1° de maio de 1957 por Dom Avelar, tendo como primeiro pároco o pe. Francisco  das Chagas Carvalho .

Maio de 1959

A presença Redentorista em Teresina tem início com as  Santas Missões, na programação da época houve uma pré-missão, em abril e em todo mês de maio a Missão.

A abertura das missões se deu no dia 19 de  maio de 1959.  A paróquia foi dividida em três setores: Matriz, Por Enquanto e Poty Velho. Foi a partir daí que o arcebispo de Teresina da época, Dom Avelar, convidou os missionários redentoristas para assumirem uma atuação continuada. Desafio aceito, mas com uma condição: que houvesse uma igreja no local de trabalho. Como no Bairro Vermelha, que era a proposta inicial, não possuía capela, o local escolhido foi a paróquia São José Operário, na Vila Operária.

No dia 14 de agosto de 1960, os padres Eugenio Oates, Tiago, Pascoal e irmão Gabriel deixam Belém no Pará e fazem morada em Teresina. Embora hajam poucos registros da realização das novenas a partir do ano de 1959, no dia 15 de março de 1961 o Arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela abençoa e entroniza o novo ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vindo de Roma.

Desde o início , com vasto território abrangido pela paróquia , os Redentoristas procuraram  dinamizar as novenas , e a lhe dar um caráter missionário, pois tão logo foi implantada, que rapidamente foi aceita pelo povo.

Com o tempo, a novena cresceu, principalmente pelo grande número das confissões, muito valorizada pelos padres. Numa celebração Eucarística na matriz de São José Operário, toma posse padre Tiago Springer, primeiro missionário redentorista (era estadunidense) a assumir a paróquia.

Em 1965, os redentoristas estadunidenses voltam para Manaus, e os redentoristas irlandeses, que chegaram ao Brasil por Fortaleza em 1960, assumem a paróquia. Eram os padres Patrício, Guilherme e José Maria.

Na época, a população de Teresina era de aproximadamente 150.000 habitantes. A paróquia São José Operário ocupou toda a extensão ao norte da cidade, mais dezoito comunidades no interior. No decorrer dos anos, a paróquia foi desmembrada três ou quatro vezes, deixando de fazer parte algumas comunidades. Logo em seguida foram criadas as paróquias da Primavera, Mafrense e São Joaquim.

O período também foi marcado por reflexões em torno da ação missionária dos padres redentoristas, pois estes começaram a questionar se deveriam sair ou não da Vila Operária, transferindo-se para bairros mais pobres. De acordo com padre Cornelius, as novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que já se constituíam em uma tradição, foram o principal fator que determinou a permanência dos redentoristas na paróquia. “No fim, penso que ficamos na Vila por causa da novena e a possibilidade de atender aos pobres nas novenas”, conclui.

Padre Matheus Sulivam, que chegou em 1971, lembra do olhar amoroso e solene de Nossa Senhora e das várias escutas que Maria fez aos devotos ao longo dos 60 anos. “Maria está para nos acolher, nos incentivar. Ela não olha para uma só pessoa, mas para cada um que olha para ela, ela olha de volta, e sentindo uma comunhão”.

Dias de hoje

Atualmente, a novena perpétua em Teresina acontece todas as terças-feiras e conta com 14 sessões, com confissões individuais, iniciando às 5h30 da manhã, e última sessão às 20h, transmitida pela rádio Pioneira de Teresina. Em virtude do avanço dos meios de comunicação e sensível à necessidade de utilizar espaços da web, a partir do dia 22 de agosto de 2015, as novenas passaram a ser transmitidas via internet através do site: www.paroquiavilaoperaria.org.br/web,  e um ano depois passando a ser transmitida pelo Youtube, através do canal Paróquia São José Operário Teresina, e Facebook: Paróquia São José Operário – Novena Perpétua N.S. Perpétuo Socorro.