A Paróquia de São José Operário foi fundada em 1 de Maio de 1957. Pertencia ao território de Nossa Senhora do Amparo e foi elevada a categoria de Paróquia pela provisão de Dom Avelar Brandão Vilela.

No dia 8 de Agosto de 1957 Pe. Francisco das Chagas Carvalho foi nomeado vigário na nova Paróquia, tomando posse no dia 11 do mesmo mês.

No dia 19 de Maio de 1959 os Missionários Redentoristas vieram pregar as Santas Missões Populares na Paróquia de São José Operário.Notou-se que em todos os setores o movimento foi extraordinário,mas na Matriz superou a tudo o que se podia esperar.

Em 1960 os Missionários Redentoristas Americanos assumiram a Paróquia de São José Operário, passando a continuidade da missão aos Redentoristas da Vice-Província de Fortaleza no ano de 1964.