INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA LANÇA CARTAZ OFICIAL DE SUA JORNADA NACIONAL QUE SE REALIZARÁ DIA 26 DE MAIO

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) se prepara para viver com todos os grupos espalhados pelo país a 12ª Jornada Nacional da IAM. A atividade acontece no dia 26 de maio e convida as crianças e adolescentes de todas as dioceses do Brasil a refletir o tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mc 22, 9). O tema está em comunhão com o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6), que acontece em Porto Rico, em novembro deste ano. O lema foi escolhido pelo Papa Francisco para ser a inspiração do Dia Mundial das Missões em 2024.

Durante a Jornada Nacional, os grupos da IAM vivenciam os encontros de reflexão do tema e se preparam para viver na comunidade a celebração de consagração à Obra. Na Infância e Adolescência Missionária, a consagração simboliza de forma pública e solene a decisão das crianças e adolescentes de serem missionárias. Durante a celebração na comunidade, as crianças recebem o lenço, símbolo da IAM que identifica cada integrante, e ofertam o Cofrinho Missionário, gesto que marca a solidariedade com as crianças mais carentes do mundo.

A jornada pode acontecer em diferentes âmbitos: comunitário, paroquial e diocesano. É momento de celebrar a caminhada e oportunizar que as crianças e adolescentes sejam protagonistas das mais diferentes ações. Muitos grupos organizam atividades que envolvem a comunidade como gincanas, passeatas, festivais culturais, shows com teatro e música. As experiências missionárias também acontecem, envolvendo a comunidade em ações como visita a asilos, centros de saúde, creches e bairros da cidade.

Cartaz

Com inspiração no tema e no lema da 12ª Jornada Nacional da IAM, a imagem do cartaz representa uma cena onde os mascotes da IAM convidam outros personagens ao banquete. Esses novos amigos trazem uma representatividade ainda maior entre as crianças e adolescentes da IAM, abraçando diversas realidades.

A personagem Irenia e seu amigo estão trazendo mais cadeiras para a cena, reforçando a ideia de que o convite é para todos e que nesta mesa todos são chamados, enquanto o personagem Avaré chama você, espectador, a participar também do banquete. Completamos a arte com o cenário ao fundo onde temos uma igreja com sua luz e movimentos representando a força do Espírito que motiva nossos personagens a serem testemunhas de Cristo nesse gesto de saída e convite.

Cofrinho Missionário colabora com projetos na América

No cartaz deste ano, o personagem Avaré nos convida para fazer parte desta Jornada, pois a ajuda do Cofrinho Missionário em 2024 vai para projetos na América. As contribuições enviadas pelos grupos da IAM para as POM, são destinadas ao Fundo Universal de Solidariedade, em Roma. O valor arrecadado pelo Cofrinho Missionário é destinado integralmente para apoiar projetos que “protegem a vida”, tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência de saúde aos recém-nascidos e escolas infantis. Também há projetos na área da formação.

Segundo dados enviados por grupos da IAM de 157 dioceses, foi arrecadado em 2023 um total de R$ 111.642,25, um aumento de 47% em relação ao ano anterior. Em 2022, o total de doações foi de R$ 75.615,12, e em 2021 os valores chegaram ao valor de R$ 56.054,88. Esses valores são fruto do sacrifício de centenas de crianças e adolescentes que fazem a sua doação em favor de outras crianças e adolescentes no mundo.

Materiais da Jornada Nacional da IAM

Para colaborar com a organização das atividades, a secretaria nacional da IAM vai disponibilizar em breve diversos materiais que colaboram na animação da Jornada Nacional da IAM.