Semana de Oração pela Unidade Cristã

Teve início ontem (24) a Semana de Oração pela Unidade Cristã. As Igrejas do hemisfério Sul celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Tendo como tema: “Gentileza gera Gentileza“, inspirado na passagem de Atos 28:2 – relato em que Paulo é gentilmente acolhido após um naufrágio, o momento busca estimular a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21).

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, Cartaz

Na arte, vemos mãos de acolhida – representando todos os povos – circundando a peça. Ao centro, temos um bote com migrantes e um barco a acolhê-los, numa alusão às muitas ONGs que, hoje, fazem esse trabalho de resgate no Mar Mediterrâneo e em outras localidades. Corações aquecidos e pombas brancas da paz, que também representam o Espírito Santo, são os outros componentes do desenho… que taz em si o tema da SOUC 2020: Gentileza gera Gentileza.

O cartaz de 2020 foi enviado pela Lílian Santos Gomes, 35 anos, moradora de Porto Alegre-RS.

Fonte: Conic