Paróquia realiza Assembleia e define prioridades para 2020

Neste sábado(25)  e domingo(26) a paróquia São José Operário realizou no Centro Guadalupe a Assembleia Ordinária Paroquial 2020. O momento contou com a participação dos coordenadores dos grupos, pastorais e movimentos.

A atividade teve início com a fala do pároco pe. Washington Luis, que destacou o objetivo do evento. ” A ideia é avaliar a caminhada, ações e objetivos, pensando em novos caminhos para nossa paróquia”, destacou.

A assembleia foi mediada pelos membros das Comunidades Francisco Moreira e Socorro Soares.

No primeiro dia os participantes tiveram a oportunidade de destacar pontos positivos e negativos da caminhada de 2019, bem com apresentar sugestões. Os participantes foram divididos em quatro grupos, onde puderam avaliar a caminhada de 2019, com destaque para pontos positivos e negativos, além de apresentar sugestões.

No domingo a atividade teve inicio com um café da manhã , seguido da oração inicial com a reza do Ofício Divino das Comunidades.  Em seguida o representante da arquidiocese de Teresina Chiquinho apresentou diretrizes da ação evangelizadora da Igreja de Teresina – 2019-2023 .

Diante de uma cultura urbana, cada vez mais abrangente e complexa, as Diretrizes Gerais que nortearão a caminhada Pastoral da Arquidiocese de Teresina, no período 2019- 2023, estão estruturadas à partir da imagem da Comunidade  Eclesial Missionária Cristã como “Casa”, “Construção de Deus” ( 1Cor,3,9). “A imagem da Casa que tem um sentido pedagógico e é entendida como lar e espaço de vida”. Assim, a Casa, como elemento concreto, terá como fundamento Pastoral: SINODALIDADE E MISSIONARIEDADE.

Na oportunidade foram apresentados dois serviços voluntários que acontecem na paróquia, como forma de prestação de contas das ações.

O momento foi também de escolher as prioridades paroquiais 2020-2023. A partir delas pretende-se elaborar atividades e ações paroquiais envolvendo os grupos, pastorais e movimentos. As prioridades escolhidas foram: Iniciação a vida cristã (catequese); dízimo e missão, priorizando a ação pastoral junto as famílias e jovens.