Nova equipe é apresentada aos paroquianos de São José Operário

A noite de ontem (20) marcou a apresentação do novo pároco da paroquia São José Operário, pe. Washington Luís, na igreja matriz da Vila Operária, durante a celebração eucarística presidida pelo vigário geral da arquidiocese de Teresina  pe. Tony Batista.

A celebração contou com a participação dos membros das pastorais, grupos e movimentos da paróquia, que acolheram o novo pároco.  Em sua primeira fala Washington Luís disse receber a missão, junto com os confrades, continuar a condução dos trabalhos, a animação da vida paroquial e missionária.

A defesa da vida será uma das prioridades adotadas pela administração paroquial de São José Operário.

Em sua primeira fala  padre Washington Luís disse receber a missão, junto com os confrades, e   continuar a condução dos trabalhos e animação da vida paroquial e missionária.   “ A caminhada desta paróquia já se dá pelos seus mais de 60 anos, pois a missão não é só minha e nem de meus confrades, mas de todos que formamos este corpo missionário”.

A Paróquia de São José Operário foi fundada em 1 de Maio de 1957.  Sua história é de muita fé e devoção. Com um território Paroquial que abrange seis comunidades no entorno da Igreja Matriz, na Vila Operária, a Paróquia de São José Operário é administrada pelos padres Redentoristas.

Junto com a apresentação do novo pároco, foi apresentada também a equipe de confrades que assume a partir desta quinzena de janeiro as ações missionárias da paróquia São José Operário. Os padres Ricardo João( membro da equipe passada), o padre Jean Carlos  e o frater Ariton   se somam agora a Paróquia com o compromisso de assumir os trabalhos pastorais .

Durante a celebração o vigário geral  arquidiocesano destacou o papel do pároco como o de um maestro, e que tal papel deve ser desempenhado ao lado da comunidade.  Que nenhum instrumento é mais importante que o outro.  “Interessa que nenhum instrumento da banda desafine, e esta é a Igreja. Cada um com um dom e carisma que Deus”, disse o vigário.

“Está saindo o padre Carlos Alberto que fez um trabalho louvável, e nós somos devedores”, destacou pe. Tony. O vigário ressaltou a importância do respeito aos conselhos de paróquia no sentido de construir uma Igreja de saída, no sentido de ser presença no meio dos pobres.

Padres Ricardo João, Jean Carlos, Washington Luís(pároco) e frater Ariton.

Tony alertou para o grau de intolerância que atualmente tem tomado conta de nossas comunidades, e da necessidade de construir pontes ao invés de construir muros.

Governo Redentorista e as novas missões

Anunciado ainda  no fim do ano de 2018, assume o Governo vive provincial o padre Antonio Júlio, que agora segue para Fortaleza com a missão de conduzir os missionários do Santíssimo Redentor. Entre os desafios o confrade destaca a restruturação da Vice Província de Fortaleza, que a partir deste triênio se une as unidades de Goiás.

O antigo pároco pe. Carlos Alberto deixa a coordenação da paróquia São José Operário, no qual assumiu durante oito anos  a missão de conduzir os trabalhos pastorais e administrativos. Além deste trabalho, Carlos Alberto, CSsr, coordenava também as ações do grupo Diversidade Cristã de Teresina, que tinha como proposta orientar jovens da comunidade GLBTT aos preceitos cristãos, além de promover acompanhamento psicológico.

Já o pe. Júlio Maia, que  atuou como promotor vocacional, continua sua missão agora em Caucaia, no Pq. Albano. Lá ele  vai atuar coordenando a dimensão do despertar das vocações.