Fortaleza recebe 4º Regional da Opa

Neste ultimo final de semana foi realizado em Fortaleza, o 4º Encontro Regional da Opa. O evento que o reuniu militantes dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, teve como objetivo promover um momento de estudo, reflexão e organização.

Nos três dias de encontro várias reflexões foram trazidas a tona, entre elas destacamos  a luta por direitos “nenhum direito a menos”, respeito as religiões, moradia digna,  respeito a comunidade LGBTT, democratização dos meios de comunicação.

A delegação do Piauí foi representada por membros da Pastoral da Juventude do Meio Popular- PJMP da Paróquia São José Operário e moradores do bairro Boa Esperança, que atualmente enfrentam um processo de desapropriação, e estão lutando para permanecerem no local.

O encontro foi marcado pelas manifestações artísticas-culturais trazidas por grupos organizados, que se revezam para declamarem poesias,  cantos  e místicas ecumênicas.  Tivemos como destaque a participação de uma representante de religiões de matrizes africanas.

Entre um estudo, uma palestra, uma mística, cantos e dinâmicas os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundarem  em temas de cunho social, tendo como prioridade a conjuntura  em que vivemos e o processo de organização.  Sete oficinas foram realizadas a fim de direcionar os participantes para a natureza de luta da Opa como instrumento de transformação.

Visando a conclusão do encontro houve o momento de organizar as bases por estado,  onde foram indicados os representes e coletivos que farão parte do processo de organização e condução dos trabalhos.