Pastoral do Dízimo

O que é?

A Pastoral do Dízimo é um serviço realizado na Igreja e tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente.

O que é o dízimo?

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

O dízimo é obrigatório?

Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.

Se o dízimo não é obrigatório, por que devo ser dizimista?

Porque todo cristão, vivendo como família do povo de Deus, sendo dizimista, demonstra sua coresponsabilidade pela vida e pela manutenção da Igreja

O trabalho voluntário pode ser considerado como dízimo?

Embora a Igreja necessite do trabalho voluntário em diversos serviços, grupos, pastorais e movimentos, o voluntarismo não substitui o dízimo.

E as ofertas doadas durante as missas?

Também não substituem o dízimo.

Com quanto devo contribuir com o dízimo?

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria” (2 Cor 9,7).

Como devo proceder para ser dizimista?

Na Porciúncula, temos plantonistas que atendem no pátio da Igreja ou na sala do Dízimo que fica perto da Capela: às terças-feiras, das 10h15mim às 13h15mim e das 16h15min às 19h15min, e no domingo, das 7h15min às 12h20min e das 17h30mim às 20h. A inscrição também pode se feita durante a semana, em horário comercial, na secretaria da paróquia.

Para que serve o dízimo?

O dízimo é aplicado em 3 dimensões:

• Dimensão Religiosa: despesas com o Culto, com o sacerdote, com o templo.
  • Dimensão Social: ajuda aos mais necessitados.
  • Dimensão Missionária: despesas com a Evangelização fora dos limites da comunidade. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.