Encontro de Jovens com Cristo

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um movimento a serviço da Igreja Católica Apostólica Romana, que tem como proposta anunciar e experimentar a beleza e a fecundidade do Evangelho de Jesus Cristo, através de partilhas, formações e oração, para que os jovens amadureçam como bons cristãos e honestos cidadãos. Ademais, também se integra a essa proposta, estimular e aprofundar nos jovens a prática dos sacramentos, da evangelização e do serviço ao próximo.

O EJC, apesar de contar com o auxílio de outros movimentos (que também integram a comunidade) para a consecução de suas finalidades, é um movimento independente, com plena autonomia para proferir suas decisões. Lembrando que todas as atividades realizadas devem ser comunicadas e aprovadas pelo Dirigente Espiritual da Paróquia.

Como todo movimento, o EJC possui algumas características:
I- Oração: A oração fortalece a nossa fé e é o divisor de águas na vida de todos nós, dando-nos direção e firmando valores cristãos. A oração deve estar presente sempre, antes, durante e depois do encontro. O sentido da oração que visa não só uma simples conversar com Deus ou fazer meras promessas de mudança, mas, acima de tudo, fazer com que busquemos aplicar ao nosso dia-a-dia a palavra advinda do evangelho de Jesus Cristo. Não é dizer apenas “vou mudar”, mas pelo menos tentar efetivamente mudar.

II- Humildade: Porque a humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração. A humildade é o gênero do qual a simplicidade é a espécie. Ser humilde é também ser simples.

III- Simplicidade: Porque a simplicidade é uma característica marcante no EJC da Igreja Católica e não estaríamos exagerando se disséssemos que ela é a característica que maior distingue a espiritualidade do EJC da Igreja Católica da espiritualidade do EJC das demais igrejas. Durante a realização do EJC, busca-se, com a simplicidade, NÃO criar um mundo de fantasia para aquele jovem participante, onde o “luxo” é o fator preponderante para a beleza do encontro. Nem tudo que é luxuoso é belo, aos olhos de Deus.

IV- Alegria: Porque a alegria é a comunicação da paz interior, nascida da certeza da vitória do bem, experimentada no EJC, através da partilha, da doação e da comunhão com o outro e com Deus. O sentimento de alegria não deve ser confundido com festividade inconseqüente, nem extravasamento de um vazio anterior. Alegria provém de outra fonte: espiritual. A alegria que aqui falamos, nunca estará presente naquele jovem que a procura por outro caminho a não ser pelo caminho espiritual.

V- Serviço: Porque o serviço, juntamente com a doação desinteressada, são fundamentos básicos do ensinamento de Jesus. Quando do convite para trabalhar no EJC, o nosso sim para servir ao nosso Senhor Jesus, não deve ser condicional. Quem aceita o serviço de Jesus para o qual é chamado, deve aceitá-lo de forma incondicional, ou seja, aceitá-lo de coração, almejando, assim, atingir uma finalidade distinta da satisfação pessoal.

VI- Responsabilidade: Porque a responsabilidade (obrigação de responder pelas próprias ações) inibe a execução de atividades inconseqüentes e, de forma tal, realça o compromisso do jovem firmado com o movimento em participar da evangelização de outros jovens.

VII- Sigilo: Porque o sigilo resguarda todo o brilhantismo do EJC. Consiste não só num pedido de reserva de tudo aquilo que aconteceu no encontro, mas também uma demonstração de responsabilidade e de benfeitoria para a conservação da beleza do encontro.

Todos sabemos da dificuldade de se viver uma vida em Cristo nos dias atuais, mas o Nosso Grande Amigo Jesus Cristo nos diz neste momento, que por mais difícil que seja a nossa jornada, por mais longa que seja a caminhada, por mais que o mundo tente te convencer do contrário, e diz também:  “Eu nunca te deixarei, e quando precisar de Mim, não estarei à sua frente, pois pode não me alcançar, não atrás de você, pois você pode querer me levar por caminhos que não são os meus, mas estarei sempre ao seu lado, para caminharmos juntos no caminho da verdade e da luz, que o Meu Pai nos preparou. Ao longo destes caminhos existirão muitos mares a atravessar, então vamos adentrar neste barco que Eu fiz, o nome deste Barco é EJC, e a bordo dele, poderemos alcançar todos os lugares do mundo, e nestas viagens, você irá comigo, me ajudando a espalhar a Paz e o Amor a todas as família, pescando Jovens assim como Você, pois estes tem força, tem alegria no coração, tem determinação para lutar por aquilo que acreditam, e principalmente, tem a vida inteira pela frente, por isso, temos esta missão de mostrar para todos eles que é bacana navegar conosco, então vamos com muita determinação. Pescar mais e mais Jovens para adentrar ao nosso Barco, pois são muitas as famílias que precisam de ajuda, e vamos precisar de muitos Jovens para nos ajudar. Conto com você meu querido amigo e vamos juntos, ajudar o Meu Pai a construir um mundo de Paz e Amor e Jovens com Cristo.
Que Deus os Abençoe.

Coordenador: Diego 8818-8448

Rádio Paróquia

WebRádio